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[Análise]: ULTROS


- Depois de passar alguns dias jogando ULTROS, cá estou para compartilhar a minha experiência com vocês, mas antes de começar, devo agradecer ao pessoal da Kepler Interactive e da Hadoque pela oportunidade de produzir uma revisão para o jogo. Dito isso, vamos ao que interessa!

Sobre o jogo

ULTROS é um metroidvania de ação e aventura desenvolvido pela Hadoque e publicado pela Kepler Interactive para as plataformas PlayStation 5 e PC (Steam, Epic Games Store) no dia 13 de fevereiro de 2024, sendo posteriormente lançado para Nintendo Switch e Xbox Series X|S no dia 13 de fevereiro de 2025.

- A começar pelos gráficos, o jogo aposta em uma direção de arte psicodélica com cores vibrantes e cheias de contrastes, criando um mundo alienígena que parece ter saído de uma pintura. Além disso, as animações são super fluidas, com tudo contribuindo para uma imersão total dos jogadores nesse universo maluco.

- Já a trilha sonora complementa perfeitamente a estética do jogo, pois o som se adapta às diferentes áreas do jogo, reforçando o clima de mistério e introspecção. Além disso, os efeitos sonoros são bem trabalhados, contribuindo para a sensação de estar dentro de um mundo vivo e pulsante. É uma trilha que não apenas acompanha a jornada do jogador, mas também a intensifica de forma única.


História

- A narrativa de Ultros tem aquela pegada filosófica cercada de mistérios, onde você está preso dentro de um casulo gigantesco chamado de "O Sarcófago", condenado a reviver o mesmo ciclo de renascimento repetidas vezes. O jogo não entrega a história de bandeja, então é preciso explorar para juntar as peças do quebra-cabeça. Os temas vão além do básico, trazendo reflexões sobre vida, morte e repetição, o que dá um toque especial à experiência, estimulando a exploração.


Gameplay

- A gameplay de Ultros é uma mistura bem dosada de combate e exploração. Os golpes são rápidos, os combos são satisfatórios, e há uma dinâmica que permite interagir com o ambiente de um jeito diferente. Você pode cultivar plantas e alterar partes do cenário, o que adiciona um elemento estratégico que foge do padrão dos metroidvanias tradicionais. Além disso, a progressão é não linear, então cada jogador pode explorar do seu próprio jeito e ir descobrindo segredos pelo caminho.

- O jogo encontra-se completamente localizado em português do Brasil, o que facilita bastante a jogatina para os que não entendem ou entendem pouco de outros idiomas. Esse com certeza é um dos pontos mais positivos do jogo.


- Com relação a bugs, mal desempenho e outros tipos de problemas, não tive nenhum, o jogo rodou perfeitamente bem no console. Além disso, o jogo também possui um ótimo custo benefício, visto que você passará umas boas horas de jogo envolvido na exploração do mapa e nos combates contra os inimigos. Então, posso dizer que sim, VALE A MINHA RECOMENDAÇÃO para você que curte se aventurar num bom metroidvania.

O trailer pode ser conferido a seguir:


Conclusão

"Ultros é uma experiência única dentro do gênero. Seu visual marcante, narrativa enigmática e jogabilidade diferenciada fazem dele um jogo memorável. No entanto, por ser bem abstrato, pode não ser a melhor escolha para quem prefere uma história mais direta ou um estilo artístico mais convencional. O jogo é nota 8/10."

"Ultros is a unique experience within the genre. Its striking visuals, enigmatic narrative, and distinct gameplay make it a memorable game. However, due to its abstract nature, it may not be the best choice for those who prefer a more straightforward story or a more conventional artistic style. The game is rated 8/10."

"Ultros は、このジャンルの中でユニークな体験を提供します。印象的なビジュアル、謎めいたストーリー、そして独特なゲームプレイが、記憶に残る作品となっています。ただし、その抽象的な表現のため、より直接的な物語や伝統的なアートスタイルを好む人には向かないかもしれません。ゲームの評価は8/10です。"

- Agora, quero que me digam o que acharam desse jogo, pois sua opinião é extremamente importante para nós.

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