- Depois de passar alguns dias jogando Ys X: Nordics, cá estou para compartilhar com vocês a minha humilde opinião sobre o jogo, porém, antes de mais nada, gostaria de agradecer a NIS America e a Nihon Falcom Corporation por apoiarem meu trabalho e me fornecerem uma chave do jogo para revisão. Dito isso, vamos ao que interessa!
Sobre o jogo:
- Ys X: Nordics é um JRPG de ação desenvolvido pela Nihon Falcom Corporation e publicado pela NIS America para as plataformas Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4 e PC (Steam, Epic Games Store e GOG) no dia 25 de outubro de 2024. Vale lembrar que o jogo foi originalmente lançado no Japão em 28 de setembro de 2023 para Nintendo Switch, PlayStation 5 e PlayStation 4.
- A começar pelos gráficos, posso dizer que o visual do jogo é mediano, achei as cores e texturas dos personagens e cenários bem inferiores se o compararmos a outros jogos do mesmo gênero também já disponíveis no console, mas nada que torne o jogo intragável. Já a trilha sonora é muito boa, principalmente durante os momentos de combate, deixando as batalhas e exploração dos ambientes bem menos cansativos.
História:
- Na trama, os jogadores entrarão na pele de Adol Christin, onde darão início a uma aventura em alto mar rica em ação e exploração ao lado de sua inesperada aliada, a pirata Karja Balta. Seu objetivo? Ajudar a salvar o povo do golfo dos misteriosos monstros imortais conhecidos como Griegr.
Gameplay:
- Ao contrário de muitos outros JRPG's, onde é comum ter um grande elenco de personagens jogáveis, Ys X: Nordics adota uma abordagem diferente. Durante nossa jornada pelo Golfo de Obelia, podemos alternar livremente entre apenas dois protagonistas: Adol e Karja. Como era de se esperar, cada um possui um estilo de jogo e um conjunto de movimentos distintos. A progressão dos personagens acontece por meio de um sistema de Árvore de Talentos, que permite melhorar seus atributos com o uso de runas e desbloquear novas habilidades à medida que avançamos de nível.
- Durante as batalhas, enfrentamos vários tipos de Griegr, criaturas que não podem ser derrotadas com a utilização de armas normais, sendo necessário a utilização de mana para pôr fim a suas existências. Dito isso, posso dizer que aqui entram os dois modos de combate do jogo, o Solo e o Duo!
- Esses modos podem ser ativados com um simples toque de botão e funcionam da seguinte maneira: no Modo Solo, você assume o controle de apenas um dos personagens, enquanto o outro se movimenta automaticamente em direção ao inimigo. Já no Modo Duo, é possível controlar tanto Adol quanto Karja simultaneamente, permitindo realizar ataques sincronizados por meio de uma interface exclusiva, que oferece opções de golpes poderosos para tornar o combate contra inimigos mais desafiadores mais eficiente.
- Ys X: Nordics possui um ótimo combate, mas achei que no quesito exploração ele é bem fraco, já que não existem muitos locais por onde você possa perambular para descobrir uma coisa nova e em muitos momentos o jogo não te permite pegar um "atalho" simplesmente saltando por muros e outros objetos pelo mapa. Claro que, não sei se isso já é uma prática comum na série, já que este é o meu primeiro jogo da franquia, mas eu realmente me senti um pouco incomodado com essa falta de opção.
- No entanto, o jogo dá seus "pulos" para compensar esse pequeno probleminha acima citado, isso porque introduziram as Mana Rides a ele. Mas o que é uma Mana Ride, Rafa? É uma novidade introduzida em Ys X: Nordics que permite ao jogador pular no Grimble Board (uma espécie de prancha), levantar do chão e deslizar ao longo do caminho. Ao entrar em pontos chamados "Wind Pools", os jogadores podem se lançar no ar como uma catapulta, permitindo que eles cheguem facilmente a áreas difíceis de alcançar simplesmente pulando, além de te permitir atravessar lagos, pântanos e fluxos de mana que o levam rapidamente para pontos distantes no mapa.
- Já que estamos falando das novidades introduzidas no jogo, acho que posso dizer que a principal seria a batalha em alto mar que, sinceramente, não me agradaram tanto, mas é apenas questão de gosto e não impede que vocês gostem desse tipo de combate.
- Já que mencionamos esse assunto, vale destacar que, além de enfrentar a frota dos Griegr em alto-mar, também temos a oportunidade de explorar o golfo. Enquanto buscamos reforços humanos ou coletamos objetos à deriva, nossa embarcação é gradualmente aprimorada, recebendo canhões extras com diferentes níveis de poder de fogo e outras melhorias que impactam seu desempenho nos combates. Além disso, essas atualizações desbloqueiam novas funções no interior do navio, transformando-o em uma espécie de hub central.
Confira o trailer a seguir:
Confira o trailer a seguir:
- Com relação a bugs e outros tipos de problemas, não encontrei nenhum durante a minha jogatina, o jogo rodou muito bem no console, então, posso dizer que foram apenas dois os pontos negativos: o primeiro e mais importante, não ter localização em português do Brasil! Já o segundo, não te dar muitas opções ao tentar explorar o mapa. É claro que esses dois pontos não tornam o jogo ruim de maneira alguma, então, posso dizer que sim, VALE A MINHA RECOMENDAÇÃO para você que curte um bom JRPG de ação. Ah, vale mencionar que caso tenha interesse em adquirir a versão digital do jogo, sugiro que tenha bastante espaço disponível, pois ele ocupará 6,8 GB [Versão Padrão] em seu Micro SDXC.
"Apesar de possuir combates navais com mecânicas um pouco travadas, Ys X: Nordics ainda consegue brilhar nos combates em terra firme, que são muito fluidos, e na ótima trilha sonora no estilo Rock 'n' Roll que tornam as batalhas muito mais imersivas, fazendo dele uma ótima opção para amantes de JRPG's de ação. O jogo é nota 7/10."
"Despite having naval battles with somewhat clunky mechanics, Ys X: Nordics still manages to shine in ground combat, which is very fluid, and in its great Rock 'n' Roll-style soundtrack that makes battles much more immersive, making it a great choice for action JRPG lovers. The game scores 7/10."
- Agora, quero que me digam o que acharam desse jogo, pois sua opinião é extremamente importante para nós.
- Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui;
- Para comprar os jogos, clique aqui;
- Para comprar outros produtos, clique aqui;
- Para promoções de jogos na eShop, clique aqui.
Comentários
Postar um comentário